quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Série: Direção Espiritual


Pergunta 1: Pe. Fróes, no filme Paixão de Cristo, o Diabo aparece transvestido de uma pessoa humana, na atual conjuntura isso pode acontecer? (C.A de São Gonçalo/ RJ)

Querida, C. o que podemos afirmar é que o diabo existe; o diz a Bíblia de várias maneiras. Desde quanto tempo ele exista não se pode dizer com precisão, pode-se dizer, todavia que existe antes do homem. Este ser malvado originariamente era uma santa criatura celestial, um anjo de luz, mas depois por causa da sua soberba se corrompeu e se tornou aquilo que é agora e com ele arrastou também anjos que são chamados "os seus anjos"ou demônios (cf. Ap. 12,7).
No livro do profeta Isaías há as seguintes palavras que se supõe se referem à origem do diabo: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo’ (cf. Is. 14,12-14). Também no profeta Ezequiel há palavras que se supõe se referem ao mesmo acontecimento: "Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras os teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (cf. Ez. 28,11-15).
O diabo é chamado de várias maneiras, 'Satanás' que significa 'Adversário', a Antiga Serpente, o Acusador dos irmãos, o inimigo, o maligno, o tentador, o príncipe das potestades do ar, Belzebu que significa 'deus das moscas', 'príncipe dos demónios'. Como se pode ver, os seus nomes e sobrenomes confirmam que é um ser extremamente malvado e insidioso.
Entre as coisas malvadas que ele faz estão estas; mata, porque é homicida desde o princípio (cf. Jo 8,44) e de fato foi sob o seu impulso que Caim matou seu irmão Abel; diz mentiras porque é mentiroso e pai da mentira (cf. Jo 8,44); tenta, de fato tentou Jesus Cristo para que caísse em pecado sem, porém conseguir (cf. Mt. 4,1-11) e tenta cada um de nós para que façamos o mal (cf. 1 Pd. 5,8); tira a Palavra de Deus do coração dos homens que a ouvem para que não sejam salvos (cf. Mt. 13,19; Lucas 8,12); acusa os filhos de Deus (cf. Ap. 12,10); impede por vezes que irmãos se encontrem (cf. 1 Ts. 2,18); e por vezes com a permissão de Deus fere com a doença os crentes (cf. Jó 2,7).
Em virtude do sangue de Jesus Cristo derramado por ele sobre a cruz e em virtude da palavra do nosso testemunho também nós, como discípulos de Cristo, vencemos o diabo (cf. Ap. 12,11; 1 João. 2,14). Nós, pois, não o temamos. Quando nos ataca o enfrentemos com coragem, mas não com armas carnais, mas com as armas de Deus, com a segurança que conseguiremos através delas não cair vítimas de alguma das suas maquinações urdidas por ele contra nós filhos de Deus (cf. Ef. 6,10-18).
O diabo, embora tenha sido vencido por Cristo, está ainda livre de agir sobre a terra, o tempo em que ele será punido como merece ainda não chegou.
Quando pensamos no diabo na forma humana, vemos as maquinações diabólicas que os próprios homens arquitetam em torno de si e do seu próximo. É a violência causada pelos inúmeros seqüestros, assassinatos, carnificinas, drogas, prostituição, etc, tudo isso é uma forma humana do “diabo” se apresentar. Portanto, sejamos vigilantes.
A Jesus Cristo, vencedor sobre o diabo e destruidor de todas as suas obras, seja a glória agora e eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua contribuição!