quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo


O escapulário... virou moda?

Amados irmão hoje vemos pendurados nos pescoços inúmeros escapulários. Alguns de prata, outros de ouro, outros ainda de barbante, etc. Alguns mais simples outros mais sofisticados. Até famosos, já inventaram o escapulário da moda: Fernanda’s collection, Hebe Camargo, Luciana Gimenez e assim vai. Mas antes de usarmos como algo parecido como um simples colar, cordão, amuleto, etc é preciso conhecer esse grande e tão antigo instrumento de devoção popular: O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

A ordem dos carmelitas venera com muito carinho o profeta Elias, considerado seu patriarca modelo, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem-Aventurada Virgem do Carmo.

Um livro muito antigo da ordem comenta a visão de Elias mostrando a Virgem dirigindo-se ao Monte Carmelo em forma de uma nuvem que saía da terra. Os monges, no ano 93 da era cristã, construíram no Carmelo uma capela à Virgem. Quando foram expulsos pelos sarracenos no século 13, espalharam-se pelo Ocidente e fundaram vários mosteiros. Divulgou a devoção a Nossa Senhora do Carmo. Uma visão do frade carmelita São Simão Stock mostrava a Virgem Maria cercada de anjos, segurando nas mãos o escapulário da ordem e afirmando: "Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: todo o que for revestido deste hábito será salvo".

Nas palavras Nossa Senhora dizia para S. Simão Stock: “‘Recebe, diletíssimo filho, este Escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; ‘é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno’”.

Vem daí a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

O Papa Pio XII recomendou essa devoção também a todos os leigos e leigas de devoção mariana que entende o escapulário como uma veste mariana, símbolo da proteção da Mãe de Deus.

Além dessa graça específica da salvação eterna, ligada ao Escapulário, Nossa Senhora concedeu outra, que ficou conhecida como privilégio sabatino. No século seguinte, apareceu Ela ao Papa João XXII, a 3 de março de 1322, comunicando àqueles que usarem seu Escapulário: “Eu, sua Mãe, irei graciosamente ao purgatório no sábado seguinte à sua morte, e os livrarei daquelas terríveis penas, levarei ao monte santo da vida eterna: o CÉU”.

Agora é preciso que as pessoas que tem o grato desejo de usar o escapulário, observem o que se pede: que o mesmo seja bento e imposto por um sacerdote com as orações próprias selecionadas pela Igreja que encontramos no ritual de bênçãos. Não podemos usá-lo de qualquer forma como um colar, cordão, amuleto ou coisa parecida. São oito séculos de devoção e respeito. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é uma poderosa proteção.

Sempre que você encontrar-se diante de uma situação DIFÍCIL, onde suas forças e seus conhecimentos não são capazes de RESOLVER, não entre em pânico. Peça ajuda a Nossa Senhora do Carmo.

“Mãe de Deus, clamamos a vós!”

Um abraço
Pe. Fróes

Um comentário:

  1. É verdade muitos usam por acharem apenas bonito. Espero que Deus consiga que estes corações sejam arrebatados.

    Bruno Velasco

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua contribuição!